O meu nome é Joaquim Manuel Zambujo Pimenta, tenho 54 anos de idade e sou natural de Nossa Senhora de Machede, no Concelho de Évora.
Desde pequeno aprendi a trabalhar na arte do couro com o meu pai, Júlio António Pimenta. Após o seu falecimento em 1986, dediquei-me a esta arte tradicional única no país, desenvolvendo os conhecimentos adquiridos do meu pai, e dando um toque pessoal na construção das tradicionais mochilas e safões alentejanos, que os pastores e vaqueiros utilizavam no trabalho do campo, como meio de transporte de alimentos e como proteção das pernas respectivamente. Referente a estes trabalhos, sou a única pessoa atualmente a dar continuidade a este tipo de artesanato em Portugal, fazendo também outro tipos de trabalhos com as peles, tais como malas, cintos, carteiras, bolsas para dinheiro, entre outras.
Há 20 anos, e durante alguns anos, participei em várias feiras e exposições de artesanato tais como em Vila Franca de Xira, em Évora, Monsaraz, Santarém, Beja entre outras. Há uns anos para cá, por questões da vida, voltei a trabalhar nestes trabalhos que tanto me têm concretizado, dando a conhecer os meus trabalhos, voltando a participar em feiras e tentando manter esta arte única viva no país. A convite da câmara municipal de Évora, integrei o projeto da OCPM (Organização das Cidades do Património Mundial) de cidades Património Mundial da UNESCO.