Largo Conselheiro Arnaldo Norton de Matos, 37
4990-081 Ponte de Lima
A APACRA (Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota) foi fundada em Ponte de Lima a 11 de Junho de 1996, por 12 criadores preocupados com o perigo de extinção do património genético da raça Minhota. Em 1997 foi-lhe entregue, por delegação da DGV, a gestão do Registo Zootécnico/Livro Genealógico da raça Minhota.
A APACRA detém actualmente cerca de 2500 criadores activos associados. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, e que tem como fim a defesa dos legítimos interesses dos seus associados no que diz respeito à criação, preservação, melhoramento e comercialização dos bovinos de raça Minhota. Desenvolve ao mesmo tempo, um vasto conjunto de actividades, em benefício dos seus associados, criadores de raça Minhota.
A base do trabalho da APACRA é a gestão do Registo Zootécnico (RG)/Livro Genealógico (LG), o qual conta actualmente com um total de 6 190 fêmeas activas em Linha Pura (fêmeas activas, em que último filho foi inscrito no livro de nascimento e o parto ocorreu nos últimos 24 meses, ou entraram no livro de adultos nos últimos 24 meses, e ainda não têm nenhum parto).
Para além gestão do RZ/LG desenvolve ao mesmo tempo outras actividades, no âmbito do apoio técnico aos criadores da raça, nomeadamente:
Identificação e registo de bovinos;
Posto de atendimento e informatização do SNIRA;
Preenchimento e recepção de candidaturas aos apoios ao rendimento;
Formação profissional;
Apoio técnico nas explorações;
Venda de Sémen de touros de raça Minhota;
Inseminação Artificial;
Promoção da raça Minhota