×
CNEMA
eFNA

ACPA - Associação de Criadores do Porco Alentejano

927977565

acpaourique@gmail.com

 

Rua de Armação de Pera, 2

7670-259 Ourique

Telefone: 286518030

O Restaurante do Porco Alentejano na Feira Nacional de Agricultura, resulta de uma parceria entre a ACPA - Associação de Criadores de Porco Alentejano e o Restaurante Lampião.

 

A ACPA

No dia 9 de Abril de 1990, em Ourique, é formada a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, a primeira Associação em Portugal, fundada por um grupo de suinicultores que se agrupa com o objetivo de defender os seus interesses coletivos, promovendo e organizando a atividade suinícola extensiva da Raça Alentejana.

A ACPA, possui atualmente um total de 250 associados, entre os quais 120 produtores de Porco Alentejano, distribuídos pela Alentejo, Algarve e Beira Baixa.

Os principais serviços prestados pela ACPA são:

a)       Assessoria Técnica Científica e Comercial

·         Apoio à Instalação; Apoio à Produção: acompanhamento e aconselhamento do maneio dos animais; Apoio à montanheira; Apoio à Comercialização: realização de contratos com as indústrias; Serviços Veterinários.

b)      Livro Genealógico

·         Registos de Nascimento; Registo de Adultos; Controlos de Performance; Análises de ADN.

c)       Marketing

·         Promoção de Produtos de Qualidade DOP/IGP sob gestão da ACPA; Coordenação do Painel de Provadores dos Presuntos de Porco Alentejano com Nome Qualificado; Promoção da Raça; Leilão de Reprodutores de Suínos da Raça Alentejana; Sessões de Esclarecimento.

d)      Outros Serviços

·         Posto Informático SNIRA; Atendimento de Parcelário Realização de Candidaturas ao IFAP; Aconselhamento Agrícola; Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural (Serviços da DRAPAL); REAP; Candidatura ao Gasóleo Agrícola; Pedido de Abate e podas de Árvores.

 

O Lampião

O Restaurante Lampião abriu as suas portas ao público em fevereiro de 1986, na Rua dos mercadores, em Évora.

Desde 2002 dedicamo-nos apenas à participação em eventos gastronómicos.

Em  1988 recebemos o primeiro convite para representar  a então COMISSÃO INSTALADORA DA REGIÃO DE TURISMO DE ÉVORA, no FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA EM SANTARÉM.

Ao longo dos anos representamos a nossa região, com a nossa cozinha  genuinamente alentejana, nos seguintes eventos :   BTL - Lisboa,  FIA - Lisboa,  SANJOANINAS – Angra do Heroísmo,   SEMANA DO MAR – Horta, Faial, ponta Delgado, FACECO – Odemira, Ovibeja – Beja, entre tantas outras.

Desde 2018, em parceria com a ACPA, representamos a raça autóctone do porco Alentejano na Feira Nacional de Agricultura.

Esta é a nossa história, que tem sido alimentada com muito amor pelo que se faz.

A gastronomia é construída por: saber, dedicação e, principalmente… AMOR!

 

 

×

×
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.
detalhes fechar
×

Registo

Li e aceito a Política de Proteção de Dados
×
×

Resolução de litígios Livro de Reclamações