O Restaurante do Porco Alentejano na Feira Nacional de Agricultura, resulta de uma parceria entre a ACPA - Associação de Criadores de Porco Alentejano e o Restaurante Lampião.
A ACPA
No dia 9 de Abril de 1990, em Ourique, é formada a ACPA – Associação de Criadores de Porco Alentejano, a primeira Associação em Portugal, fundada por um grupo de suinicultores que se agrupa com o objetivo de defender os seus interesses coletivos, promovendo e organizando a atividade suinícola extensiva da Raça Alentejana.
A ACPA, possui atualmente um total de 250 associados, entre os quais 120 produtores de Porco Alentejano, distribuídos pela Alentejo, Algarve e Beira Baixa.
Os principais serviços prestados pela ACPA são:
a) Assessoria Técnica Científica e Comercial
· Apoio à Instalação; Apoio à Produção: acompanhamento e aconselhamento do maneio dos animais; Apoio à montanheira; Apoio à Comercialização: realização de contratos com as indústrias; Serviços Veterinários.
b) Livro Genealógico
· Registos de Nascimento; Registo de Adultos; Controlos de Performance; Análises de ADN.
c) Marketing
· Promoção de Produtos de Qualidade DOP/IGP sob gestão da ACPA; Coordenação do Painel de Provadores dos Presuntos de Porco Alentejano com Nome Qualificado; Promoção da Raça; Leilão de Reprodutores de Suínos da Raça Alentejana; Sessões de Esclarecimento.
d) Outros Serviços
· Posto Informático SNIRA; Atendimento de Parcelário Realização de Candidaturas ao IFAP; Aconselhamento Agrícola; Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Rural (Serviços da DRAPAL); REAP; Candidatura ao Gasóleo Agrícola; Pedido de Abate e podas de Árvores.
O Lampião
O Restaurante Lampião abriu as suas portas ao público em fevereiro de 1986, na Rua dos mercadores, em Évora.
Desde 2002 dedicamo-nos apenas à participação em eventos gastronómicos.
Em 1988 recebemos o primeiro convite para representar a então COMISSÃO INSTALADORA DA REGIÃO DE TURISMO DE ÉVORA, no FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA EM SANTARÉM.
Ao longo dos anos representamos a nossa região, com a nossa cozinha genuinamente alentejana, nos seguintes eventos : BTL - Lisboa, FIA - Lisboa, SANJOANINAS – Angra do Heroísmo, SEMANA DO MAR – Horta, Faial, ponta Delgado, FACECO – Odemira, Ovibeja – Beja, entre tantas outras.
Desde 2018, em parceria com a ACPA, representamos a raça autóctone do porco Alentejano na Feira Nacional de Agricultura.
Esta é a nossa história, que tem sido alimentada com muito amor pelo que se faz.
A gastronomia é construída por: saber, dedicação e, principalmente… AMOR!