O Museu Diocesano de Santarém tem na promoção da dignidade da pessoa humana através dos Bens Culturais da Igreja a sua razão de ser, ao serviço da evangelização, da pastoral, da cultura e do desenvolvimento sustentável da sociedade.
Inaugurado em 12 de setembro de 2014, o 1.º museu a ganhar forma, no âmbito do projeto nacional Rota das Catedrais, oferece ao visitante a possibilidade de viajar no tempo, revisitando vestígios do paço real, a grande presença jesuíta marcada na arquitetura e programa iconográfico, os conturbados momentos das invasões francesas e lutas liberais, a vivência do Seminário Patriarcal, chegando ao pleno século XX aquando da criação da diocese de Santarém e a elevação da igreja de Nossa Senhora da Conceição a Catedral. O espólio museológico proveniente das diversas paróquias da Diocese, constitui-se de peças raras e desconhecidas, desde o séc. XIII até ao XIX, sendo testemunho da fé do povo ribatejano, bem como das diferentes influências culturais e artísticas de que a arte é reveladora. O circuito museológico inclui visita à catedral, sacristia e museu.
Além da visita livre oferecem-se ao visitante visitas temáticas dirigidas ás escolas, famílias, empresas, ou a outros grupos que abordam desde os animais, à musica, ao vinho na arte cristã ou aos doces conventuais. Visite-nos!