×
CNEMA
eFNA

Cooperativa União Agrícola

simaolemos@cua.pt

 

Recinto da Feira - Campo de Santana Vila de Rabo de Peixe

9600-096 Ribeira Grande

São Miguel Açores

Telefone: 296490000 / Fax: 296491737

Duas Instituições ao Serviço Da Agricultura Micaelense

Associação Agrícola de São Miguel

Cooperativa União Agrícola, C.R.L.

A Associação Agrícola de São Miguel foi fundada em 1975 sendo os seus objetivos a reivindicação e defesa do rendimento dos agricultores, salvaguardando sempre a dignidade de todos os associados, agricultores em geral e de todo o sector. Entre as atividades da Associação, destacam-se o aumento progressivo do acompanhamento técnico aos agricultores em diversas áreas, essencial para o aumento da competitividade das explorações agropecuárias, a celebração de vários protocolos, nomeadamente com a Associação 
Portuguesa dos Criadores da Raça Frísia, no âmbito da adesão ao livro genealógico, Instituições Bancárias, Empresas de Comunicação, a formação e informação aos seus associados das mais recentes atualidades do setor, onde se destaca a realização de cursos de formação, colóquios, a publicação do Jornal Agricultor 2000, da revista anual Genética, da revista Holstein e revistas dos Concursos Micaelenses.

A Associação Agrícola de São Miguel é uma das maiores Instituições de caracter associativo do país, proporcionando aos seus associados um vasto leque de serviços: na saúde animal destaca-se a assistência médica - veterinária, sanidade animal, podologia bovina e apoio à qualidade do leite, no melhoramento animal é de salientar o sub centro de inseminação artificial, apoio à reprodução, emparelhamento, centro de transferência embrionária, contraste leiteiro e registo no livro genealógico, para além de outros serviços como contabilidade agrícola, gabinete jurídico, gabinete de projetos e aconselhamento agrícola. Nos últimos anos incrementou-se o serviço de extensão rural suportado por vários técnicos, onde se destacam os aconselhamentos sobre sementeiras, nutrição vegetal, nutrição animal, boas práticas agrícolas e ambientais e apoio a todas as áreas comerciais. É responsável pelos Concursos Micaelenses da Raça Holstein Frísia que são realizados duas vezes por ano no Parque de Exposições, em Santana, inaugurado em 2014. 

A Associação Agrícola representa atualmente cerca de 90% dos produtores de leite, perfazendo perto de 2000 associados, juntamente com os produtores de carne e das restantes áreas agrícolas. A Associação Agrícola de São Miguel é associada da Federação Agrícola dos Açores e da Confederação dos Agricultores de Portugal onde participa de forma ativa, pertencendo ainda a vários órgãos executivos e de acompanhamento que existem na ilha de São Miguel, como o Centro Açoriano de Leite e Lacticínios, o que permite defender os interesses a nível regional, nacional e europeu.

A Cooperativa União Agrícola CRL, fundada em 1991, possui, uma moderna fábrica de rações, uma farmácia, um conjunto de lojas e armazéns para comercialização de fertilizantes, sementes forrageiras, máquinas de ordenha, tratores, equipamentos e alfaias agrícolas, bem como todos os utensílios necessários à atividade agrícola, um mercado agrícola, um parque de leilões e oficinas para apoio aos equipamentos da Cooperativa União Agrícola e dos agricultores.

O setor da carne tem passado por particularidades específicas ao longo dos últimos anos, por isso a Cooperativa União Agrícola possui uma exploração para recria e engorda de bovinos exportando anualmente cerca de 1.500 animais, destacando-se essencialmente os cruzados de Aberdeen-Angus, que são os animais mais valorizados.

Como amostra da qualidade da carne Açoriana existe em Santana o Restaurante da Associação Agrícola, que é uma referência para a restauração Micaelense e Açoriana, destacando-se o famoso bife à Associação que é muito apreciado pelos visitantes.

A Cooperativa União Agrícola CRL, teve um volume de negócios em 2017 de cerca de 40.3 milhões de euros, encontrando-se entre as 20 maiores empresas da região, tendo recebido o prémio Nacional da Agricultura - Cofina-BPI, na categoria Associações/Cooperativas no ano 2015 e a distinção Mais Desenvolvimento do Interior, do banco Santander em 2018.

Ambas as instituições empregam cerca de 294 funcionários, sendo um pilar fundamental na defesa do rendimento dos agricultores e na reivindicação, através da moralização dos custos dos fatores de produção e no acompanhamento da legislação e apoios ao setor agrícola em São Miguel e nos Açores.

 

×

×
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.
detalhes fechar
×

Registo

Li e aceito a Política de Proteção de Dados
×
×

Resolução de litígios Livro de Reclamações