×
CNEMA
eFNA

Municipio de São João da Pesqueira

turismo@sjpesqueira.pt

 

Avenida Marquês de Soveral n.º 67, 5130-321 S. João da Pesqueira - Portugal preprocess

S. JOÃO DA PESQUEIRA encontra-se no coração da primeira região vinícola demarcada do mundo, onde nasce o famoso Vinho do Porto e vinhos de mesa de prestígio incomparável.

As paisagens da região, sucessão infinita de encostas rasgadas em socalcos que os homens desenharam, surpreendem pela grandeza e convidam a uma viagem através da história.

Este povoamento remonta a tempos ancestrais, prova disso são os inúmeros vestígios arqueológicos espalhados por todo o concelho.

A existência de palácios brasonados, igrejas seculares abonadas em história e cultura testemunham diferentes épocas da história.

Para além de todo o património edificado, esta terra orgulha-se de possuir belíssimas paisagens de vinhedos, de amendoeiras em flor e com o rio Douro como raiz e identidade.

S. João da Pesqueira, orgulha-se de deter o Foral mais antigo de que há memória, anterior à criação da nacionalidade portuguesa, que era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da população, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes.

Todas estas singularidades ficam marcadas e reconhecidas em 2001 com a classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Com cerca de 20% S. João da Pesqueira é o concelho com maior área classificada.

Para além do património edificado, S. João da Pesqueira prima pelas belíssimas paisagens, com os vinhedos como marca dominante. As amendoeiras em flor alegram os Invernos e o município tem como raiz e identidade o rio Douro. A singularidade das paisagens é completada por povoações pitorescas, encravadas nas encostas, vizinhas dos vinhedos nos socalcos de xisto.

O Concelho é um dos maiores e melhores produtores de Vinho Fino ou generoso, mundialmente conhecido por Vinho do Porto e onde se instalaram as primeiras empresas do sector com representatividade nacional, sendo o Concelho na Região Demarcada do Douro que apresenta a maior área na zona classificada de Património mundial, reconhecido pela sua antiguidade, pelos seus terraços e pelo cruzamento de culturas. É esta conjugação de factores que fazem dele o ex-libris da região do Douro.

×

×
Este site usa cookies para fornecer uma melhor experiência de navegação.
detalhes fechar
×

Registo

Li e aceito a Política de Proteção de Dados
×
×

Resolução de litígios Livro de Reclamações